Prof. Eduardo

Author
Dr Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti

Professor Formador do IFESP - Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy

Quem sou? Uma possibilidade...

Como Pessoa tenho muitas faces, todas tão verdadeiras, todas tão inconclusas que só sei que renasço com elas a cada nascer do sol. É um jardim que zelo, às vezes revelo, desvelo ou oculto.

Ao contrário dessas tantas personas, como diriam os greco-latinos, tenho apenas uma alma. Assim como eu, ela percebe nosso mesmo mundo e se empenha por adquirir em sua caminhada comigo uma porção de saberes, de valores e de verdade. Aprendemos juntos com os grandes luminares - a começar pelos pais amados, até chegarmos ao Christo Jesus - que há somente uma verdade e ela se traduz no respeito às pessoas e a vida; na rejeição de todo o mal e mentira que neguem a divindade do homem (esse tão difícil paradoxo) e na luta fraterna por um mundo mais justo e sábio.

Sample image

Se às vezes pareço colérico, contraditório ou tenso, talvez seja apenas o espanto de uma alma que, ciente da luz interior, sofre por ver-se rodeada de tantas sombras e ameaças, bem mais reais que psicológicas. II. Brasileiro, potiguar, casado, pai de três belos filhos, professor na rede pública há 29 anos, trabalho com as ciências sociais e humanas no IFESP desde 1995. Gosto de música, natureza e filosofia. Há, quase esqueci, sou também imigrante digital e por isso tenho me esforçado para assimilar a cultura digital de nossa sociedade.

Como tese de doutorado o tema escolhido foi: PEDAGOGIA FRENET: mediação para o social, o político, a formação do professor.

O trabalho inicia com um estudo histórico-bibliográfico voltado à Pedagogia Freinet na França, a formação republicana, as correntes políticas e ideológicas que moldaram a organização social e educacional daquele país.

Retrata o papel das correntes de esquerda nesse processo, incidindo inclusive sobre o jovem Freinet. As mudanças operadas na década de 1950 no sistema escolar e no próprio Movimento Freinet, as rupturas ocorridas em seu interior. Finda o capítulo com os rumos por ele tomados nas últimas décadas, sua chegada no Brasil e as atuais perspectivas.

No segundo capítulo é feita reconstituição histórica brasileira, a fase Colonial e do Império, enfatizando acontecimentos da III, IV e V República, inclusive fazendo analogias entre aqueles e o Movimento Freinet. Discorre sobre a fase militar imposta ao país, as lutas pela reconquista da democracia. Encerra com considerações sobre a LDBEN 9394/96 e a implantação do Curso Normal Superior, e um breve histórico da Pedagogia Freinet no país, temas centrais enfocados no terceiro capítulo.

Nele é descrito um trabalho de pesquisa qualitativa, referendado na Etnografia Crítica e Multirreferencial e na Pesquisa-ação, desenvolvido junto a um grupo de cinco professoras das séries iniciais do ensino fundamental, matriculadas no Curso Normal Superior.

Os dados foram obtidos a partir de encontros regulares com o grupo – a mediação didática -, entrevistas, questionários, observações nas salas de aula, do trabalho final de curso, denominado Memorial de Formação. Através do conjunto desses dados investiga os aportes e a atualidade de uma proposta pedagógica historicamente firmada para o desenvolvimento da práxis educativa

Você pode acessar o documento na íntegra clicando no botão a esquerda.

II – FORMAÇÃO ACADÊMICA:

Curso Superior : Filosofia – Licenciatura Plena
Instituição : Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982-1986)

Pós-graduação : Mestrado em Filosofia Contemporânea (pagos os créditos. 1988-l989)
Instituição : Universidade Federal de Minas Gerais - Fafich
Tema do projeto: Entre o Paradigma e o Paradoxo – o conceito de amor e ética em Platão e Kierkegaard

Pós-Graduação : Doutorado em Educação
Instituição : Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2000 – 2001)
Tema da dissertação : Pedagogia Freinet: Evoluções e Revoluções na Educação do Trabalho.

Doutorando em Educação pela UFRN (período 2002-2005).

Entre para postar comentários