Adélia Xaviar

Sample image

  • + Curso: Pedagogia
  • + Idade: 62
  • + Sexo: Feminino

 

Adélia de Jesus Xavier Araújo é aluna concluinte do curso de Pedagogia - Licenciatura, tendo já apresentado seu TCC - Memorial de Formação, que pode ser baixado e lido na íntegra acessando este link: Memorial de Formação - Adélia de Jesus Xavier Araújo.

A trajetória de vida de Adélia é emocionante, inspiradora e rica de experiências que nos fazem pensar no significado da vida e sua força. Seu sorriso e simpatia permanente tem um forte poder de sedução, sedução no sentido de atração, de deslumbramento, de encantamento. Seu carisma seduz, especialmente porque ele contraria a lógica do que seria comum a à luz da história de vida de Adélia. Associado a seu sorriso está sua sabedoria, que se confirma em gestos simples, como o de presentear seus colegas com deliciosos chocolates e para fazê-lo ela nunca precisou de grandes motivos, além de seu desejo de ser amável e carinhosa com as pessoas que dela se aproxima.

Seu Memorial: PERCURSOS DA MINHA VIDA ESTUDANTIL, ACADÊMICA E PROFISSIONAL - realizado como trabalho de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura, faz um resgate de sua história acadêmica, com enfoques que vão desde aspectos morais, passando por fatos de caráter meramente sociais e éticos, até se completar nos aspectos cognitivos de sua experiência estudantil. O texto vivo e expressivo, mostra uma alma livre e leve, que não se deixou corromper pela dureza das experiências vividas. O IFESP teve a honra de lhe proporcionar esta conquista, e quer continuar a seu lado, especialmente nesta hora de celebração.

A Adélia nossos votos de felicidade hoje e sempre. Nossas portas estarão sempre abertas para recebê-la e ajudá-la nesta construção permanente da arte de educar.

Parabéns...

Abaixo segue a introdução deste trabalho de conclusão de curso.

Introdução

Este Memorial de Formação, cujo título é PERCURSOS DA MINHA VIDA ESTUDANTIL, ACADÊMICA E PROFISSIONAL, é requisito parcial para obtenção do título de licenciada em Pedagogia. Tem por objetivo relatar a minha trajetória de vida escolar, acadêmica e profissional destacando os acontecimentos que marcaram minha história de formação não deixando de lado sentimentos, minhas emoções, mágoas, tristezas e minhas alegrias que foram muitas durante esse trajeto.

O referido Memorial apresenta-se estruturado em seis capítulos assim distribuídos: o primeiro, esta introdução, apresenta a finalidade, o objetivo e a estruturação.

O segundo capítulo trata da minha infância, no qual aponto o meu desejo de ir para a escola. O terceiro destina-se a Educação Formal. Nele discuto sobre o meu percurso estudantil nessa etapa destacando o Curso Primário, o Curso Ginasial bem como o Colegial.

No quarto, reflito sobre minha formação acadêmica com a realização de dois cursos superiores: Psicologia e Pedagogia, do qual destaco as contribuições que esses cursos proporcionaram para que eu ampliasse meus conhecimentos e pudesse refletir sobre a importância e responsabilidade de ser um profissional docente.

No quinto capítulo, discorro sobre minha vida profissional, no qual reflito sobre minha experiência com a Educação, além de tratar de outras atividades que exerci.

O sexto capítulo finalizo o memorial tecendo considerações a respeito de minha trajetória estudantil, acadêmica e profissional e aponto perspectivas pessoais para o futuro.

Ler documento completo...

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!