Gezilene Alves

Sample image

  • + Curso: Letras
  • + Idade: 44
  • + Sexo: Feminino

 

 

Maria Gezilene Alves de Souza Dantas de Araújo é aluna concluinte do curso de Licenciatura Plena em Letras, tendo já apresentado seu TCC - Memorial de Formação, que pode ser baixado e lido na íntegra acessando este link: Memorial de Formação - Maria Gezilene Alves.

A trajetória acadêmica de Gezilene é inspiradora e repleta de experiências marcantes. Seu Memorial: EDUCAR: UMA REALIDADE EM PERMANENTE CONSTRUÇAO - realizado como trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura Plena em Letras (2ª licenciatura) faz um resgate de sua vida estudantil e acadêmica, incorporando aspectos morais, sociais, éticos e cognitivos. O texto é cheio de vida e expressa toda satisfação da autora em rememorar momentos marcantes de sua trajetória que foram decisivos na formação de sua personalidade e de seu perfil intelectual. O IFESP teve a honra de lhe proporcionar esta conquista, e quer continuar a seu lado, especialmente nesta hora de celebração.

A Gezilene nossos votos de felicidade hoje e sempre. Nossas portas estarão sempre abertas para recebê-la e ajudá-la nesta construção permanente da arte de educar.

Parabéns...

Abaixo segue a introdução deste trabalho de conclusão de curso.

Introdução

Atualmente concluindo o curso licenciatura Plena em Língua portuguesa no Instituto Presidente Kennedy (IFESP), defronto-me com a elaboração desse memorial de formação acadêmica intitulado, Educar: uma realidade em permanente construção, significando fazer um resgate da minha vida reviver momentos em termos morais, sociais, éticos e cognitivos. Recordar esses momentos é vive-los, trás uma satisfação, pois é a minha vida que vejo, analiso e reflito sobre o que me ajudou a ser a pessoa que sou. Escrever esse memorial se tornou um momento único que me permitiu também, analisar meu comportamento e ate que ponto influenciou ou não na minha formação intelectual.

Para tanto precisei recorrer as minhas memórias e as memórias de amigos e familiares que contribuíram na reconstituição dos fatos que deram origem a esse documento, bem como, aos conhecimentos adquiridos com os professores que ministraram as disciplinas neste curso. Valendo-me de fotografias e documentos escolares que me subsidiaram na seqüência lógica dos acontecimentos, além dos autores e suas teorias, das quais me apropriei para explicar e fundamentar os processos de ensino-aprendizagem pelos quais passei na fase de escolarização desde a alfabetização até chegar á faculdade.

Os acontecimentos aqui registrados ocorreram na cidade de Barcelona-RN onde nasci e vivi uma infância pobre sem recursos econômicos como milhares de outras crianças em nosso país, entretanto, me divertia muito brincando na rua com meus colegas, desse modo se deu minha adolescência e juventude e perduram até os dias atuais, compreendendo as décadas de 1970 e 1980.

Esse memorial trata, portanto, de uma reconstituição de fatos marcantes da minha vida, e busca a luz das teorias pertinentes explicar como se deu minha alfabetização e como procedeu minha vida escolar até a faculdade, ressaltando as partes positivas e negativas desse processo, objetivando uma análise critica das ações e posturas assumidas pelos docentes envolvidos, e o tratamento didático que utilizavam para o ensino-aprendizagem, permitindo-lhe uma reflexão crítica a cerca da educação e dos métodos utilizados para ensinar aos alunos as primeiras noçõesde leitura e escrita. O mesmo torna-se mister, uma vez que possibilitará uma retomada de valores, atitudes e opiniões que desencadearão situar a educação no tempo e espaço, e perceber que a mesma é uma realidade em permanente construção e que para tanto o professor não pode estagnar-se no tempo e precisa acompanhar seus avanços.

Ler documento completo...

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!