Sample image

  • + Curso de: Pedagogia
  • + Nível: Graduação - Licenciatura
  • + Sexo: Feminino

 

Aluna do curso de Pedagogia, Valquiria Dias de Souza concluiu o curso no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP, tendo defendido seu TCC - Memorial de Formação - em Agosto de 2015. Ao longo de sua jornada, Valquiria teve algumas experiências como professora, iniciadas com o incentivo de sua irmã, também professora, e em sua trajetória acadêmica mostrou-se dedicada e muito motivada, o que fez dela uma aluna exemplar, com ótimos resultados nas disciplinas cursadas e nas diversas atividades desenvolvidas ao longo do curso.

E sua grande conquista?

Valquiria vê na conclusão de seu curso superior em Pedagogia a realização de um sonho e uma das mais importantes conquistas de sua trajetória de vida, que se concretizou com a defesa de seu memorial, diante da banca examinadora, em agosto de 2015. Foi um momento de muita emoção, especialmente quando trouxe a memória a participação ativa e tão especial de seu pai, in memoriam, especialmente em sua formação, mas foi, também, um momento de muita de gratidão e alegria no qual pode contar sua linda história de superação e vitória, até o momento de sua formatura.

Em seu memorial ela relata os fatos importantes de sua infância; suas primeiras aprendizagens; sua trajetória estudantil, desde a pré-escola, passando pela sua profissionalização até a formação acadêmica, realizada no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Ela inicia sua narrativa resgatando as lembranças da infância e dos momentos inesquecíveis vividos com sua família e amigos, relembrados com muita saudade. Em seguida, discorre sobre sua escolarização até a conclusão do ensino médio, desde seu processo de aquisição da leitura e escrita às dificuldades enfrentadas com a aprendizagem dos conhecimentos escolares. Também destaca as experiências de sua profissionalização, seu ingresso no curso de Pedagogia no IFESP, sendo este, um marco em sua formação pessoal, intelectual e profissional.

Seu Memorial ficou assim dividido:

  • Introdução;
  • Pré-escola: primeiros passos da longa caminhada;
  • Ensino de 1º grau (1ª a 4ª séries): o desafio contunua;
  • Ensino de 1º grau (5ª a 8ª séries): uma batalha, várias conquístas;
  • Ensino médio: em busca da maturidade;
  • Experiências profissionais: novas descobertas;
  • Formação acadêmica: o desafio do ensino superior;
  • Considerações finais;
  • Referências.

Introdução:

Marluce Dantas da Silva Barbosa

Escrever esse memorial de formação, tem sido um desafio porque me trouxe à memória momentos da minha vida que estavam adormecidos e, ao mesmo tempo, tem representado uma oportunidade valorosa de resgatar lições preciosas, princípios e valores fizeram de mim o que sou e que certamente me ajudarão no percurso que esses aprendizados se projeta adiante, na medida em que, agora, posso antever novos caminhos e possibilidades. Por isso a escolha do titulo proposto. Com este trabalho pude, ainda, refletir, reorganizar, reelaborar e sistematizar apropriações conceituais, teóricas e praticas adquiridas ao longo do processo de formação no Curso de Pedagogia – Licenciatura, que o Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy – IFESP.

Este curso me proporcionou, o que representou uma nova oportunidade de aprendizagem e de crescimento intelectual e profissional, tornando-me mais segura e mais preparada para atuar de forma consciente como docente, contribuindo para melhorar a formação de todos os meus alunos. Saliento que todas as etapas foram vivenciadas com muito otimismo; acreditando que quando ha dedicação, o resultado almejado é encontrado e, a realização pessoal alcança seu nível de maturidade na vida.

Foi com esta percepção de descoberta e de conquista que elaborei este memorial, levando em conta a crítica e autocrítica das minhas experiências de formação até este momento. Neste ensejo procurei destacar os elementos que foram mais marcantes neste processo, refletindo sobre as dificuldades e alegrias vividas através das relações que foram sendo construídas e que constitui minha história pessoal e profissional. Ao fazer isto este trabalho representou uma oportunidade de auto avaliação, constituindo-se em um instrumento confessional de meus sonhos.

Para ler este trabalho na íntegra acesse o link abaixo

Para Valquíria Dias de Souza, aluna e amiga muito querida, desejamos muita felicidade em sua jornada profissional e aproveitamos para parabenizá-la por essa conquista.

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!