Cláudia do N. Souza

Sample image

  • + Curso de: Pedagogia
  • + Nível: Graduação - Licenciatura
  • + Sexo: Feminino

 

Aluna do curso de Pedagogia, CLÁUDIA DO NASCIMENTO SOUZA concluiu o Curso de Pedagogia no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy-IFESP, tendo defendido seu TCC - Memorial de Formação - em setembro de 2015. Em sua trajetória profissional Cláudia teve muitas e marcantes experiências como educadora e, ao longo de sua formação acadêmica, mostrou-se dedicada e muito motivada. Isso contribuiu para que ela superasse os obstáculos que se interpuseram em sua trajetória, até concluir com ótimos resultados as disciplinas cursadas e as diversas atividades desenvolvidas ao longo do curso.

Qual foi a grande conquista de Cláudia?

Embora não tenha sido a primeira graduação de Cláudia (ela também graduou-se em Letras), ela reconhece na conclusão de seu curso superior em Pedagogia não só a realização de um sonho, mas também uma das mais importantes conquista conquistas de sua trajetória de vida, consumada na defesa de seu memorial, diante da banca examinadora, nos primeiros dias de setembro de 2015.

Em seu memorial ela relata os fatos importantes de sua infância; suas primeiras aprendizagens; sua trajetória estudantil, desde a pré-escola, passando por sua profissionalização até sua formação acadêmica, realizada no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy - IFESP. Nele ela discorre sobre sua escolarização até a conclusão do ensino médio, desde seu processo de aquisição da leitura e escrita às dificuldades enfrentadas com a aprendizagem dos conhecimentos escolares, enfatizando sempre a importância e a influência das atividades desportivas neste percurso. Também destaca as experiências profissionais, muitas iniciadas em função de suas habilidades esportivas, seu ingresso no curso de Pedagogia no IFESP, através do Programa Brasil Alfabetizado.

Seu Memorial ficou assim dividido:

  • Introdução;
  • Trajetória de vida estudantil;
  • Trajetória profissional;
  • Trajetória acadêmica;
  • A prática pedagógica em pedagogia já na condição de aluna do curso;
  • Considerações finais;
  • Referências.

Introdução:

Marluce Dantas da Silva Barbosa

O presente Trabalho de Conclusão de Curso é um memorial de formação apresentado como requisito parcial para obtenção do Grau do Curso de Pedagogia - Licenciatura. Através deste trabalho resgato minha trajetória de vida educacional, profissional e expectativas de vida, que fizeram parte da minha busca pelo conhecimento, afim de adquirir novos saberes e experimentar crescimento pessoal e profissional.

Ao ingressar no Curso de Pedagogia – Licenciatura do IFESP aprimorei minha prática profissional. No decorrer do tempo, as fundamentações teóricas da área de pedagogia proporcionaram-me uma prática pedagógica mais eficaz tanto na escolar quanto nos ambientes não escolares, tornando-me mais crítica e reflexiva. Neste Memorial relato a minha trajetória de vida pessoal, destacando a vivência no ambiente escolar e familiar, as dificuldades no decorrer da minha trajetória de vida que foram sempre superadas. Também descrevo como cheguei a sala de aula, a descoberta pela educação e como percebi que era necessário dar prosseguimento ao meu aperfeiçoamento profissional.

Em suma, este memorial apresenta a minha história de vida e suas contribuições fundamentadas nas referências que me proporcionaram o prazer do conhecimento acadêmico. Espero contribuir para o desenvolvimento cognitivo e pessoal do indivíduo em transformação.

Para ler este trabalho na íntegra acesse o link abaixo

Para CLÁUDIA DO NASCIMENTO SOUZA, aluna e amiga muito querida, desejamos toda felicidade e as mais ricas bênçãos de Deus em sua jornada profissional e aproveitamos para parabenizá-la por essa conquista.

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!