Hora do Código

Da Redação - 08/12/2015 - 11h42
  • Objetivo é ensinar estudantes e professores os fundamentos básicos de informática e conceitos utilizados para criar aplicativos
Em comemoração a Semana de Educação em Ciência da Computação, a Microsoft promove a terceira edição da campanha “A Hora do Código”. 

O objetivo é ensinar estudantes e professores fundamentos básicos de informática e os conceitos utilizados para criar aplicativos usando a linguagem de blocos.  

 

Os conteúdos, todos gratuitos, estão disponíveis no site www.eupossoprogramar.com. Um dos destaques é o tutorial de “Minecraft”, desenhado para crianças maiores de 6 anos e que introduz aos jogadores habilidades básicas de codificação, assim como os incentiva a navegar e explorar o mundo “Minecraft” em 2D, ligando os blocos para completar todas as ações e, assim, gerar os códigos de computação. 

Aos jogadores são apresentados 14 desafios, além de tempo livre para jogar e explorar conceitos de programação que aprenderam por meio do tutorial. O tutorial foi desenvolvido pelos designers do jogo em parceria com a Code.org e já foi utilizado mais de 2,4 milhões de vezes desde o lançamento. 

Mais de 100 milhões de estudantes de 180 países e 40 idiomas participaram da iniciativa “A Hora do Código”, incluindo um em cada três alunos de escolas norte-americanas. Só no Brasil, 1.236.527 estudantes já participaram da campanha.

No País, o Instituto Neymar Jr, já parceiro da iniciativa, proporcionará a crianças atendidas pelo projeto no litoral paulista a oportunidade de construir seu primeiro aplicativo, receber um certificado on-line e descobrir uma nova possibilidade de carreira. 

Outras organizações não governamentais também participam da campanha. Entre elas estão a ATN (Associação Telecentro de Informação e Negócios), de Brasília, e o CDI (Comitê para Democratização da Informática), que promoverá workshops em parceria com quatro instituições do programa Recode em Comunidades, no Rio de Janeiro.

A ideia é ensinar aos jogadores conceitos básicos de programação dentro de um ambiente divertido e popular. O conteúdo, publicado no site http://code.org/mc, faz parte da 3ª edição da campanha A Hora do Código e foi desenvolvido pelos designers do jogo juntamente com a Code.org.

Até o momento, mais de 100 milhões de estudantes de 180 países e 40 idiomas participaram do projeto A Hora do Código, incluindo um em cada três alunos de escolas norte-americanas. Em 2015, a campanha pretende realizar pelo menos 100 mil eventos na semana de 7 a 13 de dezembro e continuar inserindo mais meninas e estudantes pertencentes às minorias nesta habilidade fundamental no século 21.

Para contribuir com a iniciativa, a Microsoft realizará milhares de eventos A Hora do Código em mais de 50 países no mundo, incluindo o Brasil, principalmente em ONGs parceiras do programa mundial de cidadania da empresa, o YouthSpark.

"Parte essencial de nossa missão de empoderar cada pessoa no planeta está em proporcionar aos jovens pensamento computacional e capacidade de resolver problemas para que sejam bem-sucedidos em um mundo cada vez mais digital", diz Satya Nadella, CEO da Microsoft. "Com 'Minecraft' e Code.org, queremos estimular a criatividade da próxima geração de inovadores de uma maneira mais natural, colaborativa e divertida", acrescenta o executivo.

O tutorial de “Minecraft” foi desenhado para crianças maiores de 6 anos e introduz aos jogadores habilidades básicas de codificação, assim como os incentiva a navegar e explorar o mundo “Minecraft” em 2D, ligando os blocos para completar todas as ações e, assim, gerar os códigos de computação. Aos jogadores são apresentados 14 desafios, além de tempo livre para jogar e explorar conceitos de programação que aprenderam por meio do tutorial.

“‘Minecraft’ é um jogo especial que meninos e meninas não conseguem ficam longe”, disse o CEO e Co-fundador da Code.org, Hadi Partovi. “A Microsoft continua sendo um dos maiores apoiadores do movimento que busca dar a cada estudante a oportunidade de aprender ciência da computação em todo o mundo. Este ano, o tutorial “Minecraft” irá capacitar milhões de jovens, por meio de um jogo que eles realmente amam, e que vai inspirá-los a impactar o mundo criando sua própria tecnologia ou aplicativos”, reforçou Partovi.

Lançada em 2013, Code.org® é uma organização sem fins lucrativos dedicada a ampliar o acesso à ciência da computação, além de aumentar a participação de mulheres e estudantes de diferentes etnias. Sua visão é que todos os alunos em todas as escolas devem ter a oportunidade de aprender informática. A Code.org acredita que ciência da computação deva ser parte do currículo básico de ensino ao lado de disciplinas como biologia, química ou álgebra. Para mais informações, visite https://www.Code.org.

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!