Sobre o IFESP

Sample image

Desejamos fazer o melhor pela Educação de nosso Estado.

Leia mais...

V ENCIPE - IFESP 2021

Sample image

Veja como foi o V Encontro Científico-Pedagógico - 2021.

Mais Informações...

Projetos e programas

Sample image

O IFESP desenvolve diversos projetos e programas, alguns em parceria.

Leia mais...

Laborartório LEMIK

Sample image

O IFESP possui um ótimo laboratório de Ensino de Matemática-LEMIK.

Leia mais...

Notícias IFESP

Processo Seletivo - Cursos de Graduação IFESP - 2022 Processo Seletivo - Cursos de Graduação IFESP - 2022 Sexta, 09 Setembro 2022   RESULTADO FINAL: Processo Seletivo - IFESP A Diretora Geral...
Nota de pesar - Salizete Freire Soares Nota de pesar - Salizete Freire Soares Terça, 30 Agosto 2022         Mensagem IFESP      ...
TCC - Letras TCC - Letras Sábado, 30 Outubro 2021
TCC - Pedagogia TCC - Pedagogia Sábado, 30 Outubro 2021
TCC - Matemática TCC - Matemática Sábado, 30 Outubro 2021
TCC - Normal Superior TCC - Normal Superior Sábado, 30 Outubro 2021
Informativos - Ifesp Informativos - Ifesp Domingo, 09 Agosto 2020       NOTA DE PESAR O Instituto de Educação Superior Presidente...
Carta de Serviço ao Cidadão - IFESP Carta de Serviço ao Cidadão - IFESP Terça, 01 Outubro 2019 Carregando…

Artigos

Políticas de Segurança do Ifesp

POLÍTICAS DE SEGURANÇA/IFESP

Responsável: Prof. Ms. Denilton S. Oliveira

 

Acompanhamento: Denilton S. Oliveira

1. Objetivos

1.1. Estabelecer as diretrizes e definir o processo de Gestão de Continuidade de Tecnologia da Informação e Comunicações, aplicáveis ao ambiente tecnológico do Ifesp.

2. Motivações

2.1. Alinhamento às normas, regulamentações e melhores práticas relacionadas à matéria.

2.2. Correto direcionamento e dimensionamento de recursos tecnológicos para prover a Gestão de Continuidade de TIC.

2.3. Manutenção de um nível aceitável de resiliência dos serviços e sistemas de TIC frente a eventos que possam causar sua interrupção, contribuindo para contínua melhoria da prestação de nossos serviços.

2.4. Estabelecer procedimentos de gestão para assegurar a continuidade das operações de TIC.

3. Referências normativas

3.1. Norma Complementar nº 06/IN01/DSIC/GSIPR, de 11.11.2009, Estabelece Diretrizes para Gestão de Continuidade de Negócios, nos aspectos relacionados à Segurança da Informação e Comunicações nos órgãos e entidades da Administração Pública, direta e indireta.

3.2. Norma Técnica ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013, que especifica os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão da segurança da informação dentro do contexto da organização.

3.3. Norma Técnica ABNT NBR ISO/IEC 27002:2013, que fornece diretrizes para práticas de gestão de segurança da informação e normas de segurança da informação.

3.4. Norma Técnica ABNT NBR ISO/IEC 22301:2013, que normatiza o sistema de gestão de continuidade de negócios e especifica os requisitos para planejar, estabelecer, implementar, operar, monitorar, analisar criticamente, manter e melhorar continuamente um sistema de gestão documentado para se proteger, reduzir a possibilidade de ocorrência, preparar-se, responder e recuperar-se de incidentes de interrupção quando estes ocorrerem.

4. Conceitos e definições

4.1. Atividades Críticas: atividades que devem ser executadas de forma a garantir a consecução dos produtos e serviços fundamentais do órgão ou entidade, de forma que permitam atingir os objetivos mais importantes e sensíveis ao tempo.

4.2. Análise de Impacto nos Negócios (AIN): estimativa dos impactos resultantes da interrupção de atividades e de cenários de desastres que possam afetar a prestação jurisdicional do Tribunal, bem como técnicas para quantificar e qualificar esses impactos. Define também a criticidade dos processos de negócio, prioridades, interdependências e os requisitos de segurança da informação e comunicações para que os objetivos de recuperação sejam atendidos nos prazos estabelecidos.

4.3. Continuidade de negócios: capacidade estratégica e tática de um órgão ou entidade de se planejar e responder a incidentes e interrupções dos negócios, minimizando seus impactos e recuperando perdas de ativos da informação das atividades críticas, de forma a manter suas operações em um nível aceitável, previamente definido.

4.4. Desastre: incidente que tenha causado algum dano grave, colocado em risco algum ativo de informação crítico ou interrompido a execução de alguma atividade crítica por um período de tempo superior ao aceito pela organização.

4.5. Estratégia de continuidade: abordagem de um órgão ou entidade que garante a recuperação dos ativos de informação e a continuidade das atividades críticas ao se defrontar com um desastre, uma interrupção ou outro incidente maior;

4.6. Gestão de Continuidade: processo abrangente de gestão que identifica ameaças potenciais para uma organização e os possíveis impactos nas operações de negócio, caso estas ameaças se concretizem. Este processo fornece uma estrutura para que se desenvolva uma resiliência organizacional que seja capaz de responder efetivamente e salvaguardar os interesses das partes interessadas, a reputação, a marca da organização e suas atividades de valor agregado.

4.7. Plano de Continuidade: nome que se dá à documentação que abrange os procedimentos referentes à continuidade dos serviços de TIC e é composta por Plano de Continuidade Operacional e Plano de Recuperação de Desastres.

4.8. Plano de Continuidade Operacional (PCO): documento que descreve procedimentos operacionais e técnicos a serem realizados frente a determinados cenários de falha, para manutenção dos serviços, ainda que em um nível mínimo de operacionalidade.

4.9. Plano de Recuperação de Desastres (PRD): documento que descreve procedimentos técnicos, focado em ativos e serviços tecnológicos, a serem realizados frente a determinados cenários de falhas dos principais serviços de TIC, visando o retorno à normalidade.

4.10. Resiliência: poder de recuperação ou capacidade de uma organização resistir aos efeitos de um desastre.

4.11. RPO (Recovery Point Objective): Tempo máximo suportado de perda de dados de um determinado serviço ou processo de negócio após a ocorrência de um desastre.

4.12. RTO (Recovery Time Objective): Tempo máximo para retorno operacional de um serviço ou processo de negócio após a ocorrência de um desastre.

5. Diretrizes

5.1. A gestão de continuidade de TIC visa a:

5.1.1. Reduzir o risco e minimizar o impacto de interrupções dos serviços e sistemas de TIC que suportam as atividades críticas do Ifesp.

5.1.2. Manter os sistemas e serviços críticos de TIC em um nível minimamente operável e aceitável durante a ocorrência de um desastre, de forma a não interromper a prestação jurisdicional do Ifesp.

5.1.3. Definir procedimentos para que as atividades críticas operem em nível de contingência quando da ocorrência de um desastre ou interrupção não programada, até que a situação retorne à normalidade.

5.2. A gestão de continuidade de TIC deve observar o resultado das análises de riscos de TIC e da análise de impacto de negócio realizadas, de forma a nortear as estratégias de continuidade.

5.3. Será elaborado Plano de Continuidade de TIC, com vistas a documentar os procedimentos necessários à operação em nível de contingência e comunicações necessárias, bem como o retorno à normalidade, quando da ocorrência de interrupções dos serviços e sistemas de TIC. Devem ser fornecidos recursos humanos, tecnológicos e financeiros para a manutenção e melhoria contínua da gestão de continuidade de TIC.

6. Processo de Gestão de Continuidade de TIC 6.1. O processo de Gestão de Continuidade de TIC é composto pelas seguintes etapas:

6.1.1. Planejamento - compreende a análise dos processos críticos para o negócio, a fim de estabelecer quais atividades da SETIC são essenciais para prestação jurisdicional, quais deverão ser tratadas na Continuidade de TIC e quais estratégias serão utilizadas durante a ocorrência de um incidente. Compreende também a avaliação da necessidade de revisão dos planos já instituídos, seja em virtude do tempo decorrido desde sua aprovação, seja em razão de mudanças na infraestrutura, procedimentos ou testes realizados.

6.1.2. Execução - abrange a elaboração ou revisão dos planos pelas equipes técnicas, com a descrição dos cenários de falhas e os procedimentos técnicos para lidar com os problemas, a aprovação dos planos, seu armazenamento e divulgação. (item alterado pela Portaria nº 230/2019)

6.1.3. Verificação - abrange a realização de testes periódicos dos Planos desenvolvidos e a análise dos incidentes críticos ocorridos (desastres) a fim de subsidiar a etapa de Melhoria.

6.1.4. Melhoria - compreende a identificação das oportunidades de melhoria e seu encaminhamento à consideração superior, com vistas a dar início a novo ciclo do processo.

6.2. O desenho do processo de Gestão de Continuidade de TIC, a descrição das atividades, respectivos papéis e responsabilidades dos envolvidos no processo, bem como os modelos de documentos e indicadores definidos para o processo serão publicados no Portal de Governança de TI, após aprovação pela Presidência.

6.3. O processo será revisto anualmente ou em menor prazo, quando necessário, e eventuais alterações propostas nos documentos acima indicados serão, após aprovação pela Presidência deste TRT, objeto de imediata divulgação na forma do item anterior.

 
 

Quadro de professores - IFESP

Quadro de Professores do IFESP - Atualizado em 08/07/2022:

Adalgiza Maria Alves Pereira - Prof.a. Ma. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/1243573322593272 

Ana Paula Leão Maia Fonseca - Prof.a. Dra. -  Lattes:http://lattes.cnpq.br/6572111010001667 

Anilda Pereira da Silva - Prof.a. Ma. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/9681329094830259

Anne Charlyenne Saraiva Campos - Profa. Ma. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/4873200977258633 

Arandi Robson Martins Câmara - Prof. Me. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/6358759553111379 

Claudete da Silva Ferreira - Prof.a. Esp. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5609843176029303 

Dayanne Chianca de Moura - Prof.a. Dra. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5569739045933136 

Denilton Silveira de Oliveira - Prof. Dr. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/4012987195638016 

Denise Caballero Da Silva - Prof.a. Ma. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/1919088906948097

Eduardo Antonio Gurgel Cavalcanti - Prof. Dr. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/2267937001657964

Elen Doris Barros Carlos de Amorim - Prof.a. Ma. – lattes:   http://lattes.cnpq.br/8006955549763902

Elisângela Ribeiro de Oliveira Cabral - Prof.a. Esp. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/2231355321077098

Érica Poliana Nunes de Souza Cunha - Pror.a. Ma. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/8749112601309722 

Evanir de Oliveira Pinheiro - Prof.a. Dra. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4511806893650273

Gilmar Félix da Silva - Prof. Esp. 

Ilnete Porpino de Paiva - Prof.a. Dra. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3080508062421179

Ilsa Fernandes de Queiróz - Prof.a. Ma. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/6966103955365909

José Avelino da Hora Neto - Prof. Me. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6141388983272927 

José Damião Souza de Oliveira - Prof. Me. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/4539697285919896 

José Paulino Filho - Prof. Dr. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/6642116271761006

Lidemberg Rocha de Oliveira - Prof. Dr. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/5722770294632040 

Liédja Lira da Silva Cunha - Prof.a. Ma. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5195331030623795 

Liz Araujo Lima - Prof.a. Ma. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/2499760283695761

Lorena Gadelha de Freitas Brito - Prof.a. Ma. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/0725951195760694

Márcia Maria Alves de Assis - Prof.a. Dra. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/7521341931915313

Márcio de Assis Fabrício - Prof. Esp.

Maria Aliete Cavalcante Bormann - Prof.a. Dra. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/9727239185925676

Maria Aparecida de Almeida Rego - Prof.a. Ma. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/0472104328937659

Maria das Neves de Medeiros - Prof.a. Ma.

Maria das Vitórias Ferreira da Rocha - Prof.a. Dra. – lattes: http://lattes.cnpq.br/8361473300137808

Maria José Lima dos Santos - Prof.a. Ma. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/6234899912859489 

Maria Rosalye Lira de Oliveira Félix - Prof.a. Esp. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/0702218082315177 

Maria Suely Rocha Rodrigues - Prof.a. Esp. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/1880821330855901 

Maria Tereza Penha de Araújo Silva - Prof.a. Ma. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8214176336397507

Mariza Silva de Araújo - Prof.a. Dra. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/8524103806611287

Nednaldo Dantas dos Santos - Prof. Dr. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3538940359754089 

Paulo Roberto Lima de Souza - Prof. Dr. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/9153859039322928

Rafael da Silva Pereira Roseno - Prof.  Esp. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/4256729746703321 

Regina Lúcia Alves Costa - Prof.a. Esp. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3491833734621963 

Robson de Oliveira Santos - Prof. Me. – lattes:  http://lattes.cnpq.br/5577786322944216

Rosa Maria Silva Damasceno - Prof.a. Esp. - Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0155914992414921

Rozicleide Bezerra de Carvalho - Prof.a. Dra. - Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1050482183473864 

Tania Maria Aires da Costa - Prof.a. Dra. -  Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0614410390498436 

Tereza Cristina Bernardo da Câmara - Prof.a. Ma. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/8591882813637627 

Valkley Xavier Teixeira de Hollanda - Prof. Me. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/5169148197741645 

Waldelucia Palhares de souza - Prof.a. Esp. -  Lattes: http://lattes.cnpq.br/0720800533848936 

William de Macêdo Virgínio - Prof. Me. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/6925191357551191 

Wguineuma Pereira Avelino Cardoso - Prof.a. Ma. - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3384127886085225 

Administração Superior

Administração Superior

A administração do Instituto dar-se-á através dos seguintes órgãos:

a) Conselho Administrativo:
Conselheiros: Profa. Ma. Ilsa Fernander de Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

b) Conselho Científico-Pedagógico:
Conselheiros: Prof.Ma. Ilsa Fernander de Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

II. Direção Geral
Diretora: Profa. Dra. Márcia Maria Alves de Assis
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

III. Órgãos Auxiliares da Direção Geral:

a) Coordenadoria Administrativa:
Coordenador: Prof. Dr. José Paulino Filho.
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

b) Coordenadoria Pedagógica
Prof. Ilsa Fernandes de Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

c) Grupo Auxiliar de Administração Geral:
Coordenador: Prof. Dr. José Paulino Filho.
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

d) Grupo Auxiliar de Finanças
Profa. Ma. Ilsa Fernandes de Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

e) Grupo Auxiliar de Pessoal e Patrimônio
Prof. Ma. Ilsa Fernandes de Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

IV. Comissões Permanentes.

V. Órgãos Suplementares:

a) Secretaria do Registro Escolar
Prof. Ma. Ilsa Fernandes de Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

b) Biblioteca “Crisan Siminea”
Prof. Ana Lúcia 
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

c) Escola Laboratório “Presidente Kennedy” - Educação Básica.
Diretor: Prof. Ma. Isa Fernandes de Queiroz
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Outros Setores Administrativos / Pedagógicos

PARFOR - Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica:
Coordenador: Prof. Dr. José Paulino Filho
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Programa Institucional de Pesquisa:
Coordenadora: Prof.a. Dra. Dayanne Chianca de Moura 
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão:
Coordenador: Prof.a. Ms. Arandi Robson Martins Câmara 
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Núcleo de Educação a Distância:
Coordenador: Prof. Ms. Denilton Silveira de Oliveira
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Pós-Graduação Latu Sensu:
Coordenado:
e-mail:

Pós-Graduação Latu Sensu:
Coordenado: 
e-mail:

Avaliação Institucional:
Prof. Dr. Eduardo Antônio Gurgel Cavalcante
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Profa. Ma. Maria José Lima
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Prof.a. Regina Alves Costa
e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Página 1 de 3

Comunidade Acadêmica

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!