Sobre o IFESP

Sample image

Desejamos fazer o melhor pela Educação de nosso Estado.

Leia mais...

V ENCIPE - IFESP 2021

Sample image

Veja como foi o V Encontro Científico-Pedagógico - 2021.

Mais Informações...

Projetos e programas


O IFESP desenvolve diversos projetos e programas, alguns em parceria.

Leia mais...

Laborartório LEMIK

Sample image

O IFESP possui um ótimo laboratório de Ensino de Matemática-LEMIK.

Leia mais...

Sample image

  • + Criador: Prof. Denilton
  • + Local: Natal - IFESP
  • + Data: 02/01/2015 02h00

O que é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo?

Um sistema de gerenciamento de conteúdo é um software que permite criar e gerenciar páginas facilmente, separando a criação do seu conteúdo da apresentação do mesmo na web, ou seja, separando o ambiente de criação do ambiente de visualização.

Neste site, o conteúdo é armazenado em um banco de dados. Em geral é usado um modelo. O sistema Joomla! apresenta vários modelos para criar seu sistema.

Site e Administrador

Este sistema na verdade tem dois locais separados. O site (também chamado de front-end) é o que os visitantes podem ver. O outro ambiente é o de administração (também chamado de back-end), usado por pessoas devidamente autorizadas pelo administrador do ambiente.

A conta de administrador (nome de usuário e senha) é criada por este mesmo quando da instalação e configuração do Sistema e do Banco de Dados que dá suporte a ele.


Para acessar o front-end deste sistema, use o formulário de login ou o link do menu "ARTIGOS" / "Acesse ao Sistema". Use o nome de usuário e senha que você criou por ocasião de seu cadastro. Caso você não tenha feito seu cadastro nos sistema é muito importante fazer. Para fazê-lo clica em "Criar uma conta" (conforme imagem abaixo), preencha e envie o formulário que se abrirá e depois acesse a conta de email cadastrada para confirmar seu cadastro.

Depois que você tiver confirmado seu cadastro acessando o link enviado para o email que você cadastrou, você terá acesso a diversas funcionalidades do sistema e a áreas de acesso restrito a usuários cadastrados.

Uma vez logado, você será capaz de criar e editar artigos.


Esta é uma das funcionalidades restritas a usuários cadastrados e com níveis diferentes de acesso. Uma vez
conectado e dependendo de seu nível de acesso, você verá no roda-pé da página, um novo ítem no "Menu do Usuário" "Submeter um Artigo". Para criar um novo artigo, clique no link "Submeter um Artigo" nesse menu.

A nova interface do artigo dá-lhe um monte de opções, mas tudo o que você precisa fazer é adicionar um título e colocar algo na área de conteúdo. Para torná-lo fácil de encontrar, defina o estado como publicado e vincule-o a uma categoria.

Você pode editar um artigo existente, clicando no ícone de edição (isso só é exibido para os usuários que têm o direito de editar)
.

Além disso existem diversas páginas que só podem ser acessadas por usuários devidamente cadastrados e algumas ainda dependem de seu nível de acesso. Por esse motivo é importante que, depois de ter feito seu cadastro você faça contato com o administrador informando sua função, você é um professor, ou um funcionário ou mesmo um aluno, para que seu nível de acesso seja alterado no sistema. É o caso, por exemplo, dos formulários de Avaliação Institucional, tão importantes para nossa instituição. O formulário de avaliação institucional do Professor, somente professores tem acesso.

Leia Mais

Há muito mais a aprender sobre como usar este sistema! Todas as vezes que surgirem dúvidas você pode dirimi-las com o Responsável. Faça contato para obter esclarecimentos.

 
 
 

Calendário

« Abril 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Comunidade Acadêmica

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!