Esc. Laboratório Pres. Kennedy

24 Março 2014

Sample Image

PROJETO LEIA

(Ler, Escrever, Interagir e Aprender)

NATAL
2008

“Um livro é como uma janela: quem não o lê fica distante
dela e só pode ver uma pequena parte da paisagem”.

Kahlil Gibran.

1.1 NOSSA VISÃO SOBRE O PROJETO DE LEITURA

Durante séculos a história da humanidade foi marcada fortemente pelos relatos orais, estes foram por muito tempo a única forma de comunicação entre os homens, os conhecimentos eram transmitidos de geração para geração através da linguagem falada, até ser necessário eterniza-los a partir dos registros, ou seja, pela escrita. A linguagem escrita nasce como uma forma de perpetuar as experiências acumuladas. A partir dos primeiros pictogramas grafados nas placas de argilas e nas paredes das cavernas nasce à necessidade de interpretar-los, daí surge à leitura.

 

Segundo Cagliari (1998) quem inventou a escrita foi à leitura. Segundo ele, no momento em que alguém teve que explicar para um estranho o que significavam aqueles desenhos, ele se pôs, de certo modo, a lê-los. “(...) Na verdade, a escrita só existe no momento em que alguém lê!”

Assim, a finalidade de qualquer escrita é primariamente a leitura. E esta tem sido uma das principais exigências no mundo moderno.
Na opinião de Geraldi (1996), ler pode ser assim compreendido:

Aprender a ler é, assim, ampliar as possibilidades de interlocução com pessoas que jamais encontraremos frente à gente e, por interagirmos com elas, sermos capazes de compreender, criticar e avaliar seus modos de compreender o mundo, as coisas, as gentes e suas relações. Isto é ler.

Corroborando com esta definição Lerner (2002, p.73) argumenta: “ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, e se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita”.

Partindo dessa compreensão de leitura e tendo a consciência da responsabilidade na formação de leitores acreditamos que a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. Isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas de conto e leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.

2. BREVE DESCRIÇÃO DO PROJETO

O projeto LEIA, buscará desenvolver atividades que possam proporcionar momentos significativos de contato e prazer com a leitura.

Corroborando com esta definição Lerner (2002, p.73) argumenta: “ler é entrar em outros mundos possíveis. É indagar a realidade para compreendê-la melhor, e se distanciar do texto e assumir uma postura crítica frente ao que se diz e ao que se quer dizer, é tirar carta de cidadania no mundo da cultura escrita”.

Partindo desse pressuposto e buscando atender e respeitar os anseios de nossa clientela, realizamos no inicio do ano letivo uma pesquisa com objetivo de diagnosticar nosso publico leitor como também conhecer a pretensão dos nossos alunos. Aplicamos um questionário (em anexo) com as seguintes questões: você gosta de ler? Onde você lê? Quais tipos de textos você mais gosta? Quais as atividades que você gostaria que fossem desenvolvidas na sala de leitura?

De acordo com os dados compilados 70% dos nossos alunos gostam de ler, e 27% responderam às vezes, apenas 3% se recusaram a responder. Esse resultado pode sugerir que nossas crianças já vêem a leitura como algo prazeroso, aspecto bastante positivo.

Um dos dados mais surpreendente que a pesquisa de opinião nos revelou foi no quesito quando questionamos “onde você ler?”, 81% dos alunos responderam em casa, e 72% responderam na escola e apenas 34% na rua. A maioria dos alunos marcou mais de uma questão. O resultado pôde denotar a existência de práticas de leitura em casa e na rua, o que vai de encontro ao discurso de muitos educadores que acreditam que fora da escola não existi práticas e eventos de leitura e escrita.

Quando questionados quais os tipos de textos mais gostavam, a maioria novamente marcou mais de uma questão. Os mais votados foram HQ( histórias em quadrinhos) com 58%;poesias com 47%; fábulas com 39% e contos 37%. Noticias de jornal obteve apenas 12% da preferência. É interessante observar que o gênero que mais agrada as crianças é justamente aquele que normalmente eles lêem fora da escola, o que ratifica a questão anterior sobre onde você lê. Esse dado servirá para que nós possamos planejar atividades que envolva mais histórias em quadrinhos.

O ultimo quesito do questionário era um dos mais importantes para o desenvolvimento do nosso projeto, perguntamos “que atividades você gostaria que fossem desenvolvidas na sala de leitura?” Todos os entrevistados responderam com mais de uma resposta, obtendo os seguintes resultados, leitura de livros 24%; produzir histórias e escrever livros 22%; desenhos e pinturas 21% ; brincadeiras e jogos 12%; contação de histórias 9% e empréstimo de livros 3%. Ainda forma citados , leitura compartilhada e de piadas, dramatizações, leitura de HQ, cantiga de roda, noticias e parlendas. Podemos perceber a partir dessas informações que as atividades sugeridas pelos nossos alunos priorizam especialmente a leitura e produção escrita, aspecto relevante para a formação de leitores e escritores autônomos, que devem ser trabalhadas na escola.

O projeto LEIA, se desenvolverá elegendo como prioridade a proposta sugeridas por nossas crianças.

O referido projeto será desenvolvido na sala de leitura da Escola Laboratório Presidente Kennedy, e atenderá 333 crianças matriculadas nesse estabelecimento de ensino nos turno matutino e vespertino, de 1 º ao 5 º ano do ensino Fundamental, buscaremos a participação dos pais e da comunidade nas atividades desenvolvidas . As atividades serão realizadas pelas professoras Maria Dilma Araújo Queiróz e Inalda Martins da Silva e coordenadas pelas supervisoras Maria do Socorro Dantas e Adriana Francisca de Medeiros

2.1 QUANTIFICAR O PUBLICO DO PROJETO:

Tipo de públicoQuantidade público diretoQuantidade público indireto
Crianças ( 06 a 11 anos)
  • 330
-
Adolescentes(12 anos)
  • 04
-
Professores
  • 131
-
Familiares
  • 100
-
Total
  • 465
-

 

3. MISÃO DA ESCOLA

Construir uma escola inclusiva e de referência com um ensino de excelente qualidade, priorizando a formação de cidadãos leitores e escritores, a partir de atividades pedagógicas lúdicas e diversificadas.

1.2 OBJETIVO GERAL:

Propiciar um espaço privilegiado de leitura e escrita que possa contribuir para a formação de leitores e escritores, a partir do desenvolvimento de atividades pedagógicas significativas, que estejam em constantes relações comas atividades desenvolvidas em sala de aula.

1.3 OBJETIVOS ESPECIFICOS:

  1. Promover um ambiente prazeroso de leitura e escrita.
  2. Ampliar e qualificar o acervo literário;
  3. Possibilitar a integração dos pais com os filhos através de atividades de leitura, para que se torne um habito familiar;
  4. Avaliar semestralmente as atividades realizadas na sala de leitura;

4. PLANO DE AÇOES DO PERIODO 2008/2009.

Objetivos EspecíficosResultados Esperados:Indicadores:Atividades Principais:Meios de verificação
1. Promover um ambiente prazeroso de leitura e escrita.
Um ambiente de leitura e escrita que estimule e motive a participação das crianças nas atividades desenvolvidas.
Sala reformada;
Acervo ampliado;
Atividades lúdicas e diversificadas.
· Organização da sala e do acervo
· Reforma do espaço físico
· Aquisição de materiais
· Leitura e contação de histórias
· Concursos literários
· Oficinas de produção de textos
· Roda de leitura
· Apresentação de peças teatrais
· gincanas
Relatórios das atividades desenvolvidas
2. Ampliar e qualificar o acervo literário;
Ampliação do acervo até 07/2009 com livros, CDs, DVDs diversificados
500 livros de literatura infanto/juvenil
2 coleções de DVDs com histórias (48 unidades)
10 Cds de musicas diversificadas
Adquirir livros, CDs e DVDs. Seleção e catalogação dos livros
3. Possibilitar a integração dos pais com os filhos através de atividades de leitura, para que se torne um habito familiar; Pais e filhos integrados e estimulados a fazer da leitura um hábito prazeroso
1 visita mensal dos pais a sala de leitura da escola
Empréstimos dos livros para os pais para Leitura em casa Oficinas de leitura e escrita para os pais e Relatórios de avaliação.
4. Avaliar bimestralmente as atividades realizadas na sala de leitura; Atividades de sala de leitura realizadas e avaliadas
Reuniões bimestrais para avaliação
Reuniões bimestrais com os professores e a equipe pedagógica.
Relatórios de avaliação.
 
5. Plano das atividades de leitura

Objetivo específico 1

Nomes das atividades
Procedimentos metodológicos
Tempo da atividade e freqüência
Responsável
Organização da sala e do acervo
Organizar os livros de acordo com as sugestões apresentadas no projeto prazer em ler
Durante todo ano letivo
As professoras da sala de leitura Maria Dilma e Inalda Martins
Reforma do espaço físico
Ampliação e adaptação do espaço.
Julho/2008
SEEC
Aquisição de materiais
(Aquisição de computador, almofadas, colchonetes, esteiras, cortinas, ar condicionado, mesas hexagonais, cadeiras, boreal, etc.)

Julho /2008
SEEC
Leitura e contação de histórias,
Seleção de livros, contação através de dramatizações, leitura compartilhada e assalto literário
Durante todo ano letivo
Prof. Maria Dilma
Concursos literários
Organização de um edital interno; Escolha de um tema escritor ou gênero literário a partir das leituras realizadas pelos alunos; avaliação e premiação
Maio/2009
Coordenadoras pedagógicas
Oficinas de produção de textos
Apresentação, leitura e produção de textos.
Criação de livros a partir das produções dos alunos.

Dez/2009
Prof. Inalda Martins
Apresentação de peças teatrais.
Leitura, organização e apresentação.
Todo ano letivo
Alunos e Professores da sala de leitura
Roda de leitura
A partir dos empréstimos dos livros solicita-se que as crianças apresentem os livros lidos.
Todo ano letivo
Alunos e professores
Sarau
A partir dos gêneros trabalhados organizar uma exposição na escola com apresentação dos textos pelas crianças.
Semestralmente
Comunidade escolar

Objetivo específico 2

Nomes das atividades
Procedimentos metodológicos
Tempo da atividade e freqüência
Responsável
Aquisição de livros, CDs e DVDs
Adquirir livros, CDs e DVDs
Julho /2008
SEEC


Objetivo específico 3

Nomes das atividades
Procedimentos metodológicos
Tempo da atividade e freqüência
Responsável
Leitura em casa
A cada fim de semana 2 alunos de cada sala( 1 menino e 1 menina), levará para casa uma pasta com um livro para ler com a família e na segunda- feira o livro retorna para a sala, o aluno conta a história para os colegas dizendo o que mais gostou na história, incentivando-os e motivando-os.
Durante todo o ano letivo
Professora da sala de leitura, professoras da sala de aula], pais e alunos do 1° ao 5° ano.
Empréstimos de livros para os pais
Mensalmente os pais serão convidados a visitar a sala de leitura para escolherem livros para levarem para casa.
1 vez por mês.
Professores e pais
Oficinas de leitura e escrita
Semestralmente os pais de serão convidados a participarem das oficinas de leitura e escrita
Ao fim de cada semestre
Professores e coordenadores pedagógicos.

Objetivo específico 4

Nomes das atividades
Procedimentos metodológicos
Tempo da atividade e freqüência
Responsável
Avaliar bimestralmente as atividades realizadas na sala de leitura;
Reuniões bimestrais com os professores e a equipe pedagógica.
Ao fim de cada bimestre.
Equipe pedagógica e os professores.

REFERENCIAS

CAGLIARI, L.C. Alfabetizando sem BA-BE-BI-BO-BU.São Paulo: Scipione,1998.

GERALDI, João Wanderley. Linguagem e Ensino: exercício de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
Entre para postar comentários

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!