Letras

O IFESP possui seu próprio ambiente de EaD, que pode ser acessado pelo endereço www.ifesp.edu.br/ead e representa um passo importante na perseguição de seus objetivos:

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... Ampliar seu campo de atuação, oferecendo também cursos na modalidade semi-presencial e à distância.

Esta visão da instituição se justifica não só pela recente implementação do Sistema de Gerenciamento de Cursos-SGC Moodle, para ser usado na Instituição, inicialmente como apoio aos cursos / disciplinas oferecidas na modalidade presencial, mas, principalmente, pelo exponencial avanço da EaD no Brasil e no mundo e pela vocação da instituição em atender os municípios mais distantes de nosso Estado.

Diante desta realidade precisamos criar, na instituição, uma cultura de uso de Ambientes Virtuais de Aprendizagens-AVA como ferramenta de apoio em atividades vivenciais realizadas nos cursos presenciais.

Neste sentido temos promovido o Curso de Gerenciamento e Uso do Ambiente Moodle para os professores do IFESP.

Convidamos a todos que estão realmente interessados em desenvolver esta proposta, que venham participar dessa formação continuada.

Educação a distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que alunos e professores estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes, mas estão virtualmente presentes em um ambiente de ensino-aprendizagem.

Wikipédia, a enciclopédia livre.

Boa parte das Instituições de Ensino Superior no Brasil tem caminhado na direção da EaD, como uma alternativa para aumentar sua oferta de vagas em seus cursos, oportunizando a milhares de brasileiro o acesso a educação superior de qualidade, especialmente nas grandes cidades onde é crescente a dificuldade de deslocamento.

Este forte avanço da EaD ocorreu a partir da década de 90 com o uso de novas tecnologias da comunicação e da informação, a popularização dos módulos processadores (computadores, notebook e mais recentemente os smartfones, tablets, etc) e com a ampliação da oferta de internet em banda larga em todo o território nacional. Isso tornou possível que um jovem do interior de uma pequena cidade do norte ou nordeste, pudesse cursar as melhores universidades do Brasil e do mundo.

Em 1992, foi criada a Universidade Aberta de Brasília (Lei 403/92), mas as bases legais para essa modalidade foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases na Educação Nacional n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 , regulamentada pelo decreto n°5.622 de 20 de dezembro de 2005, que revogou os decretos n°2.494 de 10/02/98, e n°2.561 de 27/04/98, com normatização definida na Portaria Ministerial n°4.361 de 2004.

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