Letras

Sábado, 29 de Dezembro de 2018 - 11:12 AM.

O O Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy iniciou em 2002 com a implantação das primeiras turmas, em regime letivo especial, com 60 alunos matriculados, compondo 02 turmas.

Sample image

O segundo ingresso, ofertado em regime letivo regular, aconteceu em 2005, desta vez com matrícula de mais 60 novos alunos, em 02 turmas, dispostas nos 02 turnos (matutino e vespertino).

De 2010 a 2016, por adesão ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), o Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa foi ofertado com ingresso de 10 (dez) turmas para os cursos de primeira licenciatura e de segunda licenciatura além de oferecer 01 (uma) em regime especial IFESP. A inserção do IFESP no PARFOR/MEC possibilitou ampliar a oferta de professores de Língua Portuguesa da rede pública estadual da Educação Básica, que ainda não tinham a formação específica. Em 2017, mais duas turmas ingressaram em convênio com a Secretaria de Estado da Educação e Cultura SEEC/RN. Em 2019, mais duas turmas iniciaram, desta vez para cursar a segunda licenciatura, em convênio também com a SEEC/RN.

O Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa fundamenta-se no princípio da qualidade da formação, alicerçada na prioridade nacional de valorização do Magistério, buscando-se a ressignificação do papel social e pedagógico do professor. Ressignificação essa, compreendida como mobilização de conhecimentos, construção e desenvolvimento de competências profissionais, que serão traduzidas em um fazer pedagógico que venha a atender de forma efetiva às demandas da sociedade. Dessa forma, busca-se assegurar o acesso ao saber e à produção de novo conhecimento de maneira interdisciplinar, tendo como referência as bases epistemológicas e metodológicas que constituem a formação do professor em língua portuguesa.

Sendo assim, são considerados de suma importância:

o domínio, a ampliação e a solidificação dos conhecimentos que constituem os objetos de ensino da língua portuguesa na Educação Básica, bem como o estudo da respectiva fundamentação teórico-metodológica, na perspectiva de uma prática docente contextualizada, teoricamente consistente e metodologicamente eficaz, por meio da valorização da pesquisa como princípios pedagógicos essenciais ao exercício e aprimoramento do profissional do magistério e ao aperfeiçoamento da prática educativa.

O Curso de Licenciatura em Letras – Habilitação em Língua Portuguesa destina-se à formação e qualificação técnica, científica, pedagógica e cultural do professor para o Ensino Fundamental (6o ao 9º anos) e o Ensino Médio, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Licenciatura em Letras.

O Curso de Letras tem por objetivo a ampliação, o fortalecimento e o aprimoramento de competências intelectuais e profissionais, em uma perspectiva humanística, de modo que seja capaz de assumir, enquanto cidadão e educador, uma participação consciente, ativa e construtiva nos processos educativos e sociais, com vistas ao exercício pleno da cidadania, pelo reconhecimento da especificidade do trabalho docente, que conduz a práxis como expressão da articulação.

Boletim Informativo

Certifique-se de que você não perca acontecimentos interessantes ao se juntar ao nosso programa de newsletter.

Contacte-nos

Entre em contato conosco para mais informações

Linha direta: (84) 3232-6231

Email: ifesp@ifesp.edu.br

 

Junte-se a nós...

Nós também estamos nas redes sociais. Síga-nos!